Fique alerta, evite golpes e fraudes financeiras!
A RW informa sobre a campanha para conscientização e combate a golpes financeiros na internet, com o objetivo de alertar todos os parceiros, clientes, fornecedores, colaboradores e amigos.
A proteção contra golpes financeiros na internet é de extrema importância, afim de evitar grandes perdas para as vítimas de fraudes. Tanto o roubo de identidade, roubo de dados bancários e outras formas de exploração financeira. É importante ressaltar que todos sejam cautelosos ao realizar transações, sempre verificando a autenticidade de qualquer site ao qual você está se conectando.
Fique atento às principais dicas úteis e compartilhe com a sua rede de contatos. Algumas atitudes da sua rotina podem diminuir as chances de ter a conta bancária violada:
- Nunca empreste seu cartão a terceiros
- Não informe a senha bancária por telefone
- Utilize o caixa eletrônico em horário comercial
- Entre em contato com o banco quando suspeitar de alguma ligação ou e-mail
- Não use o Internet Banking em redes compartilhadas ou computadores públicos
CONHEÇA OS GOLPES MAIS COMUNS
Golpe do boleto falso: o golpista envia um boleto falso com o nome de uma empresa conhecida, induzindo o destinatário a fazer o pagamento. O boleto pode ter uma formatação muito semelhante ao original, mas com algumas informações alteradas, como o valor, a data de vencimento ou o código de barras.
Phishing: os golpistas enviam e-mails falsos para obter informações pessoais, financeiras ou de login. Esses e-mails podem parecer muito convincentes, com logotipos, marcas e formatação semelhantes aos de empresas legítimas. O objetivo
é levar o destinatário a clicar em um link malicioso ou baixar um anexo que contém malware.
Vishing: os golpistas ligam para as vítimas se passando por representantes de uma empresa legítima e pedem informações financeiras ou de login. Eles podem até mesmo solicitar que a vítima faça uma transferência bancária imediata ou forneça informações de cartão de crédito por telefone.
Smishing: os golpistas enviam mensagens de texto com links maliciosos que podem direcionar as vítimas para sites falsos ou baixar malware em seus dispositivos.
Fraude em compras online: os golpistas criam sites falsos que se parecem com sites de compras legítimos para atrair as vítimas a fazer compras online. Eles podem roubar informações de cartão de crédito ou dinheiro das vítimas.
SAIBA COMO SE PROTEGER
Verifique a autenticidade dos boletos, emitidos em nome da empresa e exigir que o cliente verifique o boleto antes de efetuar o pagamento. Isso pode ser feito por meio da verificação do código de barras, checando o número do CNPJ da empresa, a data de vencimento, o valor a ser pago, entre outras informações.
Utilize ferramentas de segurança em seus sistemas, como antivírus e firewalls, para evitar ataques cibernéticos que possam comprometer a segurança dos dados da empresa e dos clientes.
Utilize autenticação de dois fatores em todas as transações financeiras realizadas pela empresa, como transferências bancárias e pagamentos com cartão de crédito.
Estabeleça um processo de verificação de identidade rigoroso para todas as transações financeiras, incluindo o uso de documentos com foto e outras informações para garantir que as transações sejam feitas por pessoas autorizadas.
Monitore de perto todas as atividades financeiras da empresa e estar atento a qualquer atividade suspeita ou incomum.
Estabeleça políticas claras para lidar com fraudes financeiras e garantir que seus funcionários estejam cientes dessas políticas e saibam como agir em caso de suspeita de fraude.
DADOS DE CONTATO RW:
LEMBRETE IMPORTANTE: Todos os boletos RW são gerados somente pelos Bancos Bradesco, Itaú e Safra
Em caso de qualquer dúvida, entre em contato imediatamente com o Departamento Responsável da RW, através dos e-mails:
Tânia | contasareceber@recycleware.com.br
Silvânia | cobranca2@recycleware.com.br